Bosquinho Poeta
Entre os raios dourados do amanhecer, desvenda-se o tecido encantado das palavras.
Perfil

Biografia Bosquinho Poeta

A vida do escritor amazonense Bosquinho Poeta é pautada na superação de desafios e na observância e reconhecimento da grandiosidade divina, muitas vezes detalhada em seus versos. O menino pobre, jornaleiro e picolezeiro transformou sua realidade por meio do trabalho, dedicação e amor às letras. Ainda na adolescência, passou a escrever poemas, motivado pelas obras divinas. Ao observar a natureza e a beleza da vida, o poeta debruçou-se a compor poesias sobre as florestas, os rios, a riqueza da flora e da fauna, e ainda sobre a religiosidade, os astros, a feminilidade e a beleza da amizade.

Ainda na juventude, Bosquinho Poeta nos intervalos de seu trabalho como office-boy costumava visitar a biblioteca do Sesc, onde teve contato com as obras de escritores consagrados, dentre eles: Castro Alves, Gonçalves Dias, Machado de Assis, Vinicius de Moraes e ouvia as músicas românticas do cantor Roberto Carlos, o que segundo ele, o inspirava a escrever e motivava seus sonhos. O poeta sempre foi um sonhador, sonhando com coisas mirabolantes, imaginárias, as coisas que o Grande Arquiteto do Universo criou com tanta perfeição. As coisas de Deus. Sempre com devoção também a Nossa Senhora. O escritor tem como inspiração: a mulher, a lua, as estrelas, os astros, e se define como um eterno sonhador, um poeta contemplatista, que ama contemplar o pôr do sol, a natureza e as obras de Deus.

Formação Acadêmica e Carreira Profissional

Bosquinho Poeta é formado em Magistério e em Administração, com pós-graduação em Gestão Ambiental Participativa.

Na área acadêmica, o poeta é imortal da Academia de Letras do Brasil (ALB), da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA), da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA), Acadêmico Imortal da Academia Intercontinental Sênior de Literatura e Arte (AISLA) e da Academia Amazonense Maçônica de Letras (AAML).

É detentor do título de Doutor Honoris Causa em Literatura, concedido pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos em parceria com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA). É ainda considerado Paladino da Cultura da Região Norte, concedido pelo Centro Samarithano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos; detentor da Comenda Maria Quitéria Heroína da Pátria e da Comenda Vitória-Régia, concedidas pela FEBACLA, e da Comenda Castro Alves de Literatura 2021, concedida pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.

É autor dos livros “Memórias Poéticas de um Sonhador”, lançado em 2003, com a segunda edição publicada em 2006; “O testemunho das Estrelas”, lançado em 2015, e “Sentimentalidades da Alma”, lançado em outubro de 2021. Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro Municipal de Cultura no segmento de Literatura em Manaus.

Sua história no Carnaval 

Bosquinho Poeta atualmente fez parte da ala de compositores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade – A Escola da Família. O poeta é membro da escola desde 2012. Em 2013, passou a ser um dos compositores de samba-enredo. Em 2015, obteve junto aos demais compositores o título de vice-campeão do carnaval. Em 2016, a Reino Unido deu início a uma trajetória de vitórias no Carnaval, tirando nota 10 em todos os quesitos. Em 2016,  a escola foi campeã com o samba-enredo “Na Arte de se comunicar, vem meu Reino Encantar”; em 2017, com o Samba-Enredo “No reino das fontes de vida. O Morro em Movimento Sustentável faz a diferença"; em 2018, com o samba “Na escola da vida, eu sou o professor!”; Em 2019, com o samba-enredo “Tambores, crenças e costumes afro-brasileiros. A bênção Mãe Zulmira”. O poeta fez parte da composição dos sambas-enredos campeões em todos esses anos.

Em 2020, a escola foi vice-campeã do carnaval com o samba “Turismo – Amazonas de braços abertos para o mundo, uma viagem fantástica”, que também teve a participação do poeta em sua autoria.

Em 2023, Bosquinho Poeta foi homenageado pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império, que com o samba-enredo “A Estrela Poética de um Sonhador Hoje Reina na Dragões do Império” sagrou-se campeã do Grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus.

Maçonaria

Na Maçonaria Amazonense, Bosquinho Poeta ocupa o cargo de Grande Secretário de Esporte e Eventos da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), ao lado do Sereníssimo Grão-Mestre Marcelo Barbosa Peixoto  e Eminente Grão-Mestre Tufi Salim Jorge Filho, coordenando eventos tradicionais da Ordem, como o Arraial da Família Maçônica, Baile da Fraternidade, Dia da Bandeira, Olimpíadas Maçônicas e a Corrida Maçônica.

Na pandemia, a Maçonaria conseguiu auxiliar muitas pessoas à beira da morte, desesperançosas, e, por meio da Campanha Ação Glomam, foi possível distribuir 175 toneladas de alimentos, insumos hospitalares e kits de higiene a muitas pessoas em situação de vulnerabilidade no Amazonas, campanha que Bosquinho Poeta foi um dos coordenadores.

 

Publicações e Antologias que Bosquinho Poeta tem participação:


Vozes da Poesia

Ano: 2024

Poiesis Antologia Poéticas Volume 04

Ano: 2023

Aventuras Manauaras

Ano: 2023

Patologia do Bem

Ano: 2022

Mundo Infantil (Volume 2)

Editora: Cogito

Poesia publicada: Clamor de Criança 

Ano: 2021

Antologia Poética Cógito Internacional (Volume 5)

Editora: Cogito

Poesia publicada: Manaus, minha doce menina morena

Ano: 2021

Poiesis Antologia Poética Volume 3

Editora: Cogito

Ano: 2021

Artigo em Revista:

Revista Cenarium/ Julho  

Ano: 2021

Poesia publicada: Alerta Verde

Coletânea Imortais 4

Editora: Cogito

Poesia: Manaus, minha doce menina morena

Ano: 2021

O melhor poeta contemporâneo

Editora: Almeida

Ano: 2020

Poesia publicada: Manaus, minha doce menina morena

A imortalidade amazônica (antologia)

Editora: Porto de Lenha

Ano: 2017

Poesias publicadas: Esperançoso Verde, Guerreiro derrotado, Alerta Verde, Volumosas Águas e Profundamente Negro.